
Nesse artigo você terá acesso a recentes decisões judiciais relacionadas ao FGTS que podem beneficiar a sua empresa. Caso o contribuinte tenha feito o pagamento a maior desta contribuição social, o adicional de 10%, pode pleitear a restituição dos valores pagos nos últimos cinco anos.
É o seu caso ou não sabe? Continue a leitura, vamos mostrar como podemos te ajudar!
O adicional foi criado em 2001, por meio da Lei Complementar nº 110, para cobrir os rombos inflacionários dos Planos Verão (1989) e Collor I (1990).
A multa rescisória paga, em caso de demissão sem justa causa, incidente sobre o valor do FGTS depositado, passou de 40% para 50%.
No entanto, de acordo com a Constituição Federal, qualquer outra contribuição social criada depois da Emenda Constitucional nº 33/2001, somente pode ter como base de cálculo: o faturamento, ou a receita bruta, ou o valor da operação ou, no caso de importação, o valor aduaneiro. Portanto, há Tribunais Regionais Federais, que estão decidindo favoravelmente à inconstitucionalidade da Lei Complementar nº 110/2001, afirma Sônia Pereira, gerente de contas da Argos Consultoria Multidisciplinar.
Isto é, além de requerer os valores pagos indevidamente nos últimos cinco anos, o contribuinte pode declarar a desnecessidade de recolhimentos do adicional do FGTS de 10% nos períodos futuros.
LEIA MAIS:
Sua empresa pode ter créditos fiscais a recuperar
Sistema monofásico de tributação pode utilizar créditos de PIS e Cofins
Mas como saber se minha empresa pode restituir o valor do FGTS?
É neste momento que nós podemos e vamos te ajudar. Fale com nossos consultores e tenha um diagnóstico rápido, sem custo inicial e economize tempo e dinheiro.
Que tal receber os melhores conteúdos sobre o mundo tributário diretamente em seu e-mail? Assine nosso newsletter, a Argos News, e fique por dentro de tudo o que acontece na área fiscal!
Há mais de 25 anos nossos especialistas planejam e executam estratégias na gestão empresarial em todo o Brasil. Opte pela confiança, credibilidade, competência e tradição, escolha a Argos Consultoria Multidisciplinar.