
Não é o momento de esperar, mas de tomada de decisão; saiba algumas opções que podem salvar o seu negócio
Além do impacto humano, a pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade, mesmo que momentânea, aos empreendimentos brasileiros. Há um choque significativo nos negócios. Como o vírus não conhece fronteiras, os efeitos continuam se espalhando.
É um momento, portanto, que exige calma antes de tomar qualquer decisão. Vale avaliar as medidas apresentadas pelo governo, do municipal ao federal, as possibilidades jurídicas e administrativas. Buscar alternativas que dê estabilidade neste momento de crise.
As instituições financeiras, por exemplo, tanto bancos privados ou públicos, estão ofertando linhas de crédito com taxas reduzidas e amplo prazo de parcelamento. Há, ainda, as oportunidades criadas em diversos setores com promoções de produtos. O momento criou oportunidades, mas é preciso cuidado e atenção para investir no que é necessário, mas também cortar gastos. Além disso, é preciso vislumbrar o cenário pós-crise.
Contenha-se!
A palavra “controle” nunca foi tão importante. Independentemente do tamanho, seja pequena ou média, a empresa precisar controlar de forma eficaz todas as entradas e saídas, mas também estar atenta as oportunidades que surgem. Talvez seja oportuno rever contratos com clientes e fornecedores: ampliar prazos, reduzir taxas, solicitar período de carência.
Revisão Fiscal
“A área tributária requer uma atenção especial, sem dúvida. Há uma enorme quantidade de litígios e controvérsias em torno da aplicação de normas tributárias e previdenciárias no Brasil. Portanto, existem situações em que as empresas podem optar por revisar seus procedimentos internos de apuração de tributos e de contribuições previdenciárias a fim de reconhecer créditos de períodos anteriores“, destaca Sonia Pereira, gerente de contas da Argos Consultoria Multidisciplinar.
Tendo em vista a possível pressão no fluxo de caixa das empresas, gerar créditos tributários passíveis de compensação com outros tributos, pode ser uma alternativa a inadimplência fiscal e suas consequências, inclusive na esfera penal.
LEIA MAIS:
Solução fiscal para aumentar fluxo de caixa durante a pandemia
Coronavírus: utilize créditos fiscais e recupere valor pagos a maior
Crise financeira: sua empresa pode restituir o adicional de 10% do FGTS
Alternativas para diminuir o impacto da crise
Revisão tributária: importante medida, pois pode aumentar seu fluxo de caixa e recuperar impostos pagos a maior.
Gestão empresarial: chegou o momento de passar a régua e reduzir custos e despesas. Ou seja, tenha maior controle do empreendimento e retire aquilo que for desnecessário para o momento atual.
Redução do estoque: trabalhar com o mínimo possível até a situação do país se normalizar.
Aposte na tecnologia: vivemos num mundo digital. Portanto, arrisque em ferramentas que possam dar maior visibilidade ao seu negócio e produto. Existem inúmeras opções gratuitas e, se pagas, acessíveis e completas. As plataformas digitais, como as redes sociais, podem dar ao seu negócio destaque e alcance.
Negociação: como abordado anteriormente, o momento é de rever contratos e negociar, negociar e negociar. Tenha certeza de que todos, de algumas forma, estão abrindo mão de algo para juntos superarmos a crise.
Agilidade: não é o momento de esperar. A crise chegou e é necessário a tomada de decisão. Antecipe todos os cuidados necessários e não deixe o problema estourar.
Reserva de contingência: agora é fundamental contar com uma reserva de capital, toda empresa precisa deixar uma porcentagem do seu lucro para ser reinvestida na empresa.
Patrimônio: é nestes momentos que vemos a importância de uma assessoria societária que proteja o patrimônio, tanto quanto empresa ou pessoa física.
Crédito: instituições financeiras tem realizado uma análise de crédito, pois elas têm riscos de emprestar o dinheiro, então se a sua firma tem como comprovar renda, com certeza facilitará ao captar o crédito.
Promoção: neste período, fazer um desconto para quem pagar antecipadamente pode ser muitas vezes uma boa opção.
Há luz no final do túnel
Por mais que o momento possa ser de retração, é necessário ter calma e traçar de forma bem clara os objetivos. A crise não será eterna, ela vai passar. Com um planejamento eficaz, o empreendimento vai se tornar mais forte e terá pujança na retomada.
Diante do cenário econômico desafiador, é necessário uma visão estratégica de enfrentamento dos problemas que se apresentam.
“Nossa equipe está apta a orientar as empresas, sobre medidas e estratégias que visam diminuir os impactos financeiros da pandemia de Covid-19. Estamos preparados para auxiliar os empresários na tomada de decisões importantes que visam à continuidade dos seus negócios, e colocar em pratica medidas que serão essências para manutenção da atividade empresarial e do próprio sustento“, finaliza Sonia.